A capa
Olhando aqui de fora, vejo muitas coisas que você não vê, você está impossibilitado pois ela te tapa. A Capa que te cobre está esgarçando-se finalmente, só que você insiste em permanecer dentro dela. A Capa te cega! Desapegue-se, você não depende mais dela! Dou-lhe um conselho: fuja em quanto há tempo, saia desse teu esconderijo, liberte-se agora, use-a somente para se proteger e não para fazer dela tua morada.
Fora da capa é frio, eu sei, ela aquece como um cobertor e protege de quase todos os males.
Mas a Capa também tem um destino, e numa noite fria e tempestuosa ela cairá por torrentes e não mais voltara. Nesse dia você se verá desprotegido, sozinho e desafortunado.
Porém, compreenda que mesmo aqui fora sendo tão frio, não é tão tenebroso quanto a Capa te fez pensar. Aqui, finalmente, você pode ser você, não é mais necessário maquiar sua alma.
Isso está confuso, eu sei, mais vou-lhe explicar.
Durante esses longos anos a Capa lhe proporcionou segurança, tranqüilidade e conforto, mas ao mesmo tempo o cegou completamente da sua total existência. Sendo presunçosa como ela, a Capa o impediu de agir conforme tua natureza.
Quando você foi concebido por ela, a sensação de ditadura tomou-lhe posse: Fez as leis e as ditou, prendeu-te e não mais soltou. A Capa governava você, ainda o faz nos dias de hoje, mas somente você pode vencê-la, meu caro, somente você pode barrá-la.
Pergunto: será que é isso o que você quer? É coragem que lhe falta? Saiba que a si mesmo não se pode enganar e tua consciência bem sabe o que você é.
Se desejas liberdade, doçura ao amar, tranqüilidade ao dormir e sonhos realizados, faça o que te proponho: fuja em quanto há tempo, viva esse momento, seja você!
Despeça-se da Capa, mas não se desfaça dela, afinal, a Capa também te ama e tudo o que fez foi pensando que estava por fazer o bem, lógico que tudo era demasiadamente benéfico pra ela, pois a confortava nos momentos de lástima.
Não pretendo semear a discórdia e muito menos que você se torne um ingrato.
Quero que tente imaginar como aqui fora é bom, já que você ainda não vê; Quero que seja feliz como muitas pessoas são, que encontre pessoas como você e que finalmente compreenda a totalidade do amor.
Entenda que pra mim é muito mais fácil dizer isso porque estou aqui fora e vejo a real beleza que aqui habita.
Esqueça tuas crenças e adquira fé nas minhas palavras, crie coragem!
É uma escolha que você deve fazer e dentro dessa escolha as duas situações estão inclusas, afinal, há como se viver sem a capa e ao mesmo tempo manter contato com ela, pois estar fora da capa não é inutilizá-la.
E agora, mais do que nunca, teu destino feliz depende de você.
Diga “Adeus” e então lhe direi: “Seja bem vindo”!
Por Thiago Bailão